Ações sociais

Novembro Azul

O que é?

Para nós, as ações sociais são a melhor maneira de unir as práticas acadêmicas e esportivas em prol a sociedade. A 6º edição do Bike Tour contará com a campanha Novembro Azul.

Agora no mês de novembro as coisas mudam de cor e passar a ficar azuis.

O Novembro Azul é uma campanha super importante de combate ao câncer de próstata e conscientização da importância de exames regulares e diagnóstico precoce.
 O símbolo da campanha é o bigode, e a campanha já se tornou mundialmente conhecida, a ideia é o máximo de pessoas usarem a cor azul, o bigode e a barba para deixar as pessoas sem entender e curiosas, e então a partir dessa curiosidade espalhar a conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata através dos exames regulares e a atenção à saúde masculina.
Quem trouxe a campanha para o Brasil foi o Instituto Lado a Lado pela Vida em parceria com a Sociedade Brasileira de Urologia. A campanha ainda está crescendo no país, mas no ano passado foram realizadas 2.200 ações oficiais.
Assim como o Outubro Rosa, há iluminação em diversos pontos turísticos. Celebridades e instituições apoiam a campanha e muitos eventos são criados para espalhar informação e arrecadar dinheiro para a causa.
Com todas essas iniciativas, hoje a campanha Novembro Azul faz parte do calendário nacional de prevenções.


Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada.

Estatísticas indicam que:

  • Esse é o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens;
  • Um em cada seis homens é alvo da doença;
  • Há um diagnóstico de câncer de próstata a cada 7,6 minutos;
  • Há um óbito por câncer de próstata a cada 40 minutos;
  • É o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo.

A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de extrema mportância a realização de exames de toque e de sangue periódicos.
O exame de sangue nãosubstitui o de toque, pois muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos. Normalmente, os homens são mais resistentes a cuidar de sua saúde de forma preventiva e procurar um médico regularmente. Por isso na maioria das vezes a doença é descoberta tardiamente, apenas quando os sintomas começam a aparecer.
Em 95% dos casos de câncer de próstata já se encontram em estágio muito avançado e grave quando os sintomas começam a aparecer.

Por isso é tão importante prevenir-se e descobrir a doença na fase inicial, quando as chances de cura são grandes.


Quais são os sintomas?

Os sintomas mais comuns são: vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores.


Prevenção

Não existe uma forma de se tornar imune à esta doença. Por isso os exames de sangue e de toque periódicos são importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo (menos invasivo e as chances de cura são maiores).
A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade e por esta motivo os homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente.
Além disso, homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames aos 45 anos de idade.

Existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:

  • Uma dieta saudável. Rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais. Evitando gorduras, principalmente de origem animal;
  • Atividade física, pelo menos 30 minutos e 5 vezes por semana;
  • Controle de peso;
  • Diminuir o consumo de álcool, no máximo duas taças diárias;
  • Não fumar.

Novembro Azul

Novembro Azul

Novembro Azul

Pró Sangue

A Fundação Pró-Sangue (FPS) é uma instituição pública ligada à Secretaria de Estado da Saúde e ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, mantendo com a última estreito laço de cooperação acadêmica e técnico-científica.
Mensalmente, a FPS coleta e processa cerca de 12.000 bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo, o Hospital Dante Pazzanese.
O volume de sangue coletado pela FPS equivale a aproximadamente 32% do sangue consumido em toda a Região Metropolitana de São Paulo. Essa tarefa representa um grande desafio diário, uma vez que o sangue é fruto de doação voluntária e, em nosso país ainda não há uma cultura da doação rotineira de sangue.
Todos os processos e procedimentos da FPS estão certificados pela ISO 9001/2008 e acreditados pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB); e estão embasados nos pilares: segurança, qualidade e reprodutibilidade. Os procedimentos e seus agentes apresentam total rastreabilidade graças a um sistema informatizado desenvolvido pela própria FPS que engloba todo o ciclo do sangue.

Seja um doador!!!


Como posso ajudar?

  • Procure o centro mais próximo de doação de sangue e faça parte desta missão. Obtenha mais informações clicando aqui.
  • Participe de campanhas sobre conscientizações do câncer de próstata.

Pró sangue Logo

Seja um doador!